Aula 8 - Conhecendo novos ritmos
CONHECENDO NOVOS RITMOS
RITMO 2X4 (versão 2)
Na aula passada, vimos a primeira versão do ritmo 2×4, também chamado ritmo de dois tempos, ou ritmo binário. Vamos aprender outra versão do ritmo binário.
Desta vez toca-se no tempo 1 pra baixo (polegar), toca-se no 2 pra baixo(indicador) e toca-se na subida do tempo 2, no “e”, pra cima (indicador), conforme o quadro abaixo.
Assista o video abaixo :
EXERCICIO DE RITMO COM ACORDES
Pratique o novo ritmo aprendido, com a seguinte sequencia de acordes.
Assista o video abaixo :
Repita quantas vezes for necessário até que fique parecido com o vídeo acima. Sempre descanse as mãos um pouco após cada execução do tema. Depois de conseguir tocar pelo menos umas 10 vezes este tema com perfeição, você pode seguir adiante no curso. Decore a sequência de acordes.
TÉCNICA DE ABAFAR E ESTALAR AS CORDAS NO RITMO
Pratique a seguinte técnica: bata com os dedos [i m a] nas cordas e em seguida abafe as cordas com a palma da mão. Tente adquirir velocidade. O vídeo abaixo mostra na prática o que estou querendo dizer. Pratique bastante, pois vamos utilizar esta técnica no próximo ritmo.
Assista o video abaixo :
RITMO 2X4 (versão 3)
Esta versão do ritmo de dois tempos vai incorporar a batida seca, estalada, abafando as cordas, conforme o exercício anterior. É um ritmo mais complicado, mas com treino você consegue. Este ritmo é uma espécie de batida coringa com a qual você consegue tocar uma infinidade de músicas. Assista ao vídeo logo abaixo antes de começar a praticar.
Assista o video abaixo :
EXERCICIO DE RITMO COM ACORDES
Pratique o ritmo 2×4 na versão 3, com a seguinte sequência de acordes:
Assista o video abaixo :
Pratique todos os dias no mínimo uma hora. Quando estiver com esta música bem segura, pode passar para a aula 6.