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Aula 6 - Cantigas de 3 acordes

Aula 6 - Cantigas de 3 acordes

Cantigas três acordes D | G | A7

 

Para praticar os três acordes aprendidos até agora, nada como uma bateria de cantigas simples, conhecidas por todos.

Continue tocando com polegar pra baixo nas cordas. Lembre-se do seguinte:

  • acorde D: não pode tocar nas cordas 5 e 6
  • acorde A7: não pode tocar na corda 6
  • acorde G: deve tocar em todas as cordas.

 

 

Assista o video abaixo :

Video 14

 

 

Outra clássica que todos conhecem. Observe com atenção a parte G | D | A7, uma sequencia muito utilizada em harmonia de musica popular e rock.

Assista o video abaixo :

Video 15

 

Vamos tocar uma das preferidas da nossa infância: a do Peixe Vivo. Aqui também temos mudança na sequencia (G D A7), que adiciona novidade na harmonia, procure observar esses detalhes.

Assista o video abaixo :

Video 16

 

Ok. Com essas três cantigas se pode ter uma base de como funciona o encadeamento dos acordes D, G e A7. Deve-se observar que todas estas cantigas começam e terminam pelo acorde D. Isso ocorre porque as canções estão no tom D (Ré Maior).

O acorde A7 oferece tensão à harmonia. Esta tensão é resolvida no acorde D.

Já o acorde G, por sua vez, oferece à harmonia o que se chama de modulação, recurso que nos ajuda a criar uma segunda parte na canção.

Agora, eu pergunto, porque será que milhares de canções de sucesso compõem-se apenas destes três acordes?

A resposta é que estes três acordes juntos contém todas as notas da escala maior: o acorde D é formado por [ré, fá, lá], o G é formado por [sol, si, ré] e o A7 formado por [lá, dó, mi, sol]. Então aqui temos dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, que são as 7 notas necessárias ao compositor.

É por este motivo que muitos artistas não precisam mais do que estes três acordes para compor centenas de músicas de sucesso, simples e geniais, que atravessam gerações e gerações.